caligrafica-tipografia-psndesign

Conheça as diferenças entre Tipografia, Caligrafia e Lettering

As três técnicas se referem a disciplinas relacionadas às letras mas com características completamente diferentes entre si. Fiz um breve resumo sobre quais são as diferenças entre cada técnica para contribuir com os estudos de designers e / ou interessados sobre o tema.

De uma forma simples e resumida podemos definir as principais diferenças entre Tipografia, Caligrafia e Lettering assim:

  • Tipografia É a técnica de criar tipos (letras) seja para impressão ou web. O conjunto de caracteres pode ser serifado, não serifado, cursivo, não-ocidental, display etc. Dentro de cada conjunto você ainda pode ter sub-variações: normal ou regular, bold, condensado, itálicos e permitem uma combinação entre si;
  • Caligrafia é a arte de escrever com letras cursivas (feita à mão) utilizando canetas, pincéis, marcadores, penas, cálamos – ou até mesmo meios digitais como tablets, por exemplo, desde que de forma padrão e harmônica.
  • Lettering consiste em desenhar letras ou palavras, não em escrevê-las. A partir de formas você consegue chegar no resultado que deseja, isso quer dizer que os traços podem ser corrigidos.

Visualmente a diferença entre cada uma delas pode ser representada da seguinte forma:


Tipografia

A tipografia (do gregos typos “forma” e graphein “escrita”) nasce da antiga arte de arranjar os tipos para impressão.

Tipografia é a técnica de criar tipos (letras) seja para impressão ou web. O conjunto de caracteres pode ser serifado, não serifado, cursivo, não-ocidental, display e entre tantos outros. Dentro de cada conjunto você ainda pode ter sub-variações: normal ou regular, bold, condensado, itálicos e permitem uma combinação entre si. As fontes também possuem muitos outros elementos como ascendente, descendente, haste, bojo e vários outros.

Quando você escreve no seu computador você ja tem todos essas letras combinando entre si, ou seja, você consegue escrever com uniformidade.

O trabalho de um Type Designer envolve, além da criação propriamente dos tipos, uma série de parâmetros essenciais que se repetem sistematicamente num conjunto de caracteres além de técnicas de espaçamento (kerning, leading, tracking) que dão forma e equilíbrio visual ao estudo.

A tipografia é mais conhecida atualmente como o processo de diagramação de textos para livros, jornais, revistas, panfletos, etc. Seu objetivo principal é criar forma e estrutura para toda comunicação escrita.

Tipografia de Fabio Haag

Caligrafia

A caligrafia (do grego kalli “beleza” e graphẽ “escrita”) é a arte da escrita.

Caligrafia é a arte de escrever com letras cursivas (feita à mão) de forma padrão e harmônica. Os calígrafos escrevem com qualquer tipo de ferramenta (canetas, pincéis, marcadores, penas, cálamos – ou até mesmo meios digitais como tablets, por exemplo) através de um alfabeto já pronto. Um exemplo de alfabeto pronto é o Copperplate, muito utilizado em convites de casamento, diplomas, mapas entre outros.

Cada parte significativa de uma letra deve estar delineada com um só traço e não se admitem correções, desta forma cada uma das letras é única e o autor da caligrafia é a pessoa que a desenha. O calígrafo precisa escrever as letras prestando atenção ao modo, à direção, sequência ou velocidade em que se desenham os traços que as compõem.

Esta técnica requer bastante treino e seu resultado depende da habilidade técnica do calígrafo e dos instrumentos utilizados em seu trabalho.

OBS.: a caligrafia pode ser transformada em um Lettering, se manipulada posteriormente à mão ou no computador.


Lettering

Diferente da caligrafia, o Lettering consiste em desenhar letras ou palavras, não em escrevê-las, e possui um conceito simples: uma combinação específica de letras trabalhadas, para uma única utilização e finalidade.

Em sua maioria da vezes o Lettering é desenhado à mão, com lápis, canetas, entre outros, mas também pode ser feito em meios digitais, como tablets e computadores, se desprendendo de limitações e oferecendo a liberdade de criar sem a necessidade de se seguir um modelo de escrita.

OBS.: um Lettering pode imitar a caligrafia, mas por ser feito à partir do desenho de formas compostas, não será uma caligrafia.

O Lettering é usado para criação de logotipos, pinturas de sinalização, posteres, frases para camisetas e uma infinidade de outros trabalhos.

Lettering de Felippe Cavalcanti @felippecavalcanti

Dicas de livros

  • Pensar com Tipos da Ellen Lupton;
  • A Arte da Caligrafia de David Harri;
  • Textbook de Angela Vangalis e Randall Hasson.

Até a próxima,

Priscylla | PSNDesign
Designer Freelancer Home-Office
Siga-me no Instagram