embalagem

Criação de rótulo para Embalagem

Você já pensou sobre o que faz você comprar um produto versus outro? Cor, Ilustração, forma, tipografia, ou até mesmo a posição do produto na gôndola, podem interferir na decisão de compra. Então, como destacar um produto nas prateleiras?

Ao projetar uma embalagem, o primeiro passo é aprender tudo o que você pode sobre o produto, saiba tudo sobre o mercado, o consumidor, os objetivos do cliente e as opções de embalagem mais viáveis para o produto.

Independentemente do produto, quase tudo precisa de algum tipo de embalagem e ela deve transmitir uma série de mensagens. Por isso, quanto melhor o design dessa embalagem, maior a probabilidade de um consumidor a comprar.

A seguir separei algumas das principais perguntas que eu utilizo no meu briefing de embalagem:

  • É um produto novo no mercado?
  • O produto poderá ter variações no futuro?
  • É um redesign de embalagem?
  • O que é único nesse produto?
  • Qual o principal chamariz do produto?
  • Quem são os concorrentes diretos e indiretos?
  • Como será a distribuição? Como a embalagem será transportada?
  • Precisa de instrução de uso?
  • Qual a vida útil do produto? É perecível?

Outras perguntas também importantes:

  • Qual a função que a embalagem deve cumprir?
  • De qual material ele será feito?
  • Em qual local será vendida?
  • As pessoas terão a chance de ver e tocar o produto antes da compra?

Os projetos mais experientes tem o seguinte processo: pesquisa, trabalho conceitual, primeiro esboço, edições e rascunho final, com alguma variação ao longo do caminho. Outras dicas que podem ser importantes na hora da criação:

  • Use padrões para se destacar na gôndola;
  • Não tenha medo da simplicidade (às vezes, a simplicidade é fundamental);
  • Pense na experiência do usuário (considere as ações de uma pessoa quando ela estiver interagindo com o seu produto);
  • Faça diferente (se você tem um produto que muitas outras pessoas também produzem, tente mostrá-lo de maneira inovadora);
  • Deixe o consumidor espiar (quando o assunto é produto alimentar, ver o que se está comprando é muito importante)

Pense na funcionalidade

Mais do que criar tendências, as embalagens precisam cumprir com as necessidades do seu público-alvo. Isso reflete nas estratégias de comunicação e terá maiores chances de ser bem-sucedido se houver um alinhamento das necessidades do consumidor.

Pense primeiro em resolver um problema e depois em deixar essa solução bonita e atraente.

PSNDesign

Compreender como está o mercado e a concorrência também é fundamental. Antes de qualquer criação é sempre importante conhecer os produtos do cliente e também da concorrência. Ir na gôndola e ver como todos esses produtos se comportam, que cores eles usam, materiais, formatos, tudo que seja relevante para descobrir o que funciona e o que não está dando certo.

criado por psndesign

Pense no transporte

Sabemos que a embalagem, antes mesmo de funcionar como uma ferramenta de comunicação é feita para proteger o produto e facilitar o seu transporte. Por isso, nada adianta ter uma embalagem atraente se não é prática ou que dificulta e atrasa o manuseio do consumidor.

Procure colocar em uma balança a criatividade com a funcionalidade. A embalagem pode ter um diferencial que agregue valor ao produto sem prejudicar o meio de comercializar ela.

criado por psndesign

Seja moderno

Designs modernos, elegantes e simples se destacam. Use linhas visíveis e cores simples para obter um visual moderno. Esta embalagens de sucos orgânicos que criei é neutra e clean e, por isso, atrai a atenção dos observadores instantaneamente.

psndesign-embalagem-allyfruits
psndesign-embalagem-allyfruits
psndesign-embalagem-allyfruits
psndesign-embalagem-allyfruits
psndesign-embalagem-allyfruits

Além de servir para proteger, conservar, transportar e informar, a embalagem assume um papel fundamental como agente de vendas e no fortalecimento do relacionamento do consumidor com a marca.

Após descobrir as infinitas possibilidades que existem para criar os rótulos das embalagens, não hesite em extrapolar os limites.

Uma coisa é certa: quanto mais criativa e inspiradora ela for, mais fácil será para vender seu produto. Um rótulo de embalagem bem resolvido tem o poder de atrair, seduzir, provocar desejos e despertar necessidades que talvez nem estivessem presente antes de ver o produto na gôndola.

Dicas de livros

  1. Inovação na Embalagem (Básico e Avançado) de Fabio Mestriner;
  2. Layout: o design na página impressa de Allen Hurlburt;
  3. The Package Design Book de Julius Wiedemann

Sites de Referências

  1. Instagram da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens @abreembalagembrasil 
  2. Contas de outros designers de embalagens no instagram
  3. Blog de embalagem: www.dieline.com

Indicação de Curso Online:

  1. Gerardo Herrera – Packaging Design Project: Paperboard food Packaging
  2. Print Production da Claudia MaClue

Até a próxima,

Priscylla | PSNDesign
Designer Freelancer Home-Office
Siga-me no Instagram