Rotulando tabelas nutricionais em embalagens

Com as mudanças recentes nas regras da ANVISA, surgiram dúvidas sobre a forma correta de aplicação da tabela nutricional nas embalagens. E foi por isso que eu resolvi trazer nesse post todas as possíveis aplicações da tabela, regras de tamanho, fontes obrigatórias e distância entre linhas e colunas.

Vamos lá! Existem algumas opções de formatos diferentes que você pode escolher para o seu layout. Mas, além dos diferentes formatos (que eu já vou te mostrar), também existem diferentes tamanhos: o formato padrão e o reduzido. Se a embalagem possuir um espaço razoável, devemos preferencialmente utilizar o formato padrão. Mas se tivermos pouco espaço disponível para diagramar o rótulo, podemos utilizar o formato reduzido.

Formato Padrão

No formato padrão você precisa utilizar a fonte Arial ou Helvetica. O título “INFORMAÇÃO NUTRICIONAL” deve estar com 10 pontos, em caixa alta e bold. O texto dentro da tabela com 8 pontos e o texto logo abaixo ficará com 6 pontos.

Formato Reduzido

No formato reduzido você pode utilizar Arial Narrow ou Helvetica Condensed. O título “INFORMAÇÃO NUTRICIONAL” deve estar com 8 pontos, em caixa alta e bold. O texto dentro da tabela e o percentual de valores diários com 6 pontos.

rotulando

E quais são os formatos diferentes?

  • Vertical;
  • Horizontal;
  • Agregado;
  • Colunas Quebradas I;
  • Colunas Quebradas II; e
  • Linear.

Ah, e todas essas variações podem ser utilizadas tanto no formato padrão quanto no formato reduzido, tá?

Modelos de tabela

1. Opções mais indicadas: vertical, horizontal e agregado.

rotulando

2. Opção com colunas quebradas e / ou linear apenas em caso de não conseguir utilizar as opções principais listadas no item 1.

rotulando

Importante: mantenha as linhas (verticais e horizontais) da tabela com o espaçamento sugerido pela ANVISA. As regras preveem o emprego de espaçamento entre as linhas para impedir que os caracteres se toquem ou encostem na barra ou nas linhas.

Outro ponto importante é saber que as regras da ANVISA permitem apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo dessa regra é evitar o mau uso de contrastes que acabariam atrapalhando a legibilidade das informações.

Também não é permitido colocar a tabela em áreas de difícil visualização ou deformadas. As áreas encobertas só podem ser usadas em produtos muito pequenos sob a condição de serem acessíveis pelo consumidor ainda na gôndola.

E agora que você acabou de conferir as regras sobre a Tabela Nutricional aprovadas pela ANVISA na RDC 429/2020, é só escolher o que melhor se encaixa no seu layout e rotular.

Vale ressaltar que as novas regras começam a entrar em vigor a partir de 9 de outubro de 2022 e as empresas de pequeno porte ainda terão 12 meses para adequação final. Tempo de sobra para se ajustarem as novas regras, né?

O quanto antes as empresas se adequarem, melhor. Afinal de contas as mudanças vieram justamente para facilitar a vida e o dia-a-dia do consumidor.


Baixe uma versão da tabela GRATUITAMENTE

Para facilitar um pouco o seu dia-a-dia, o Curso Rotulando disponibilizou uma das tabelas em vetor para você baixar gratuitamente. Não precisa deixar e-mail ou nada do tipo.
É só baixar e ser feliz. Clique aqui para baixar.


Referências: