embalagens - linha de produtos

Criação de Rótulos para uma Linha de Produtos

Sabemos que o objetivo do consumidor é poder encontrar facilmente o que ele procura nos supermercados e/ou nas lojas online. E como podemos fortalecer o reconhecimento da marca do cliente quando se trata de uma linha de produtos?

Quando o produto possui variações (por ex.: embalagem de café extra-forte, forte e tradicional) é necessário criar elementos de ligação entre elas através de uma boa arquitetura gráfica, mas também, usar alguns elementos de diferenciação para que o consumidor consiga entender que se trata de uma variação de um mesmo produto.

Outra informação que devemos ter em mente na hora de criar é que, na gôndola, o consumidor consegue identificar os produtos primeiro pela cor, depois pela forma, depois pela imagem e, finalmente, por palavras ou números. É assim que a maioria de nós, humanos, organizamos as coisas visualmente.

Sabendo disso, vamos falar sobre cada um desses elementos e como eles podem ajudar na diferenciação da linha de um mesmo produto? Bora.

1. Paleta de cores

A cor é o primeiro elemento de design observado pelo consumidor. Use a cor para destacar facilmente a diferença entre cada produto. Mas lembre-se de reservar um espaço na embalagem que seja igual em toda a linha (pode ser a tampa da embalagem na mesma cor, o background igual e/ou elementos visuais sempre no mesmo lugar), desta forma a variedade da linha de produtos poderá ser identificada sem perder o reconhecimento geral da marca.

Criação de Rótulos para uma Linha de Produtos - psndesign

2. Forma

Poderoso identificador de uma marca. Um sabonete líquido para as mãos, por exemplo, pode incorporar vários elementos de design, como o formato do frasco, cores do produto ou imagens. A combinação de elementos formam uma identidade que irá destacar as diferenças de cada produto dentro da linha e ainda ligá-los todos juntos. Use com moderação.

3. Imagem ou Ilustração

As imagens e ilustrações ficam gravadas na nossa mente por muito tempo. Pequenas variações de fotografia ou ilustração ajudam na identificação da diferenciação de uma linha de produtos. Lembre-se de manter uma certa unidade entre os rótulos.

Criação de Rótulos para uma Linha de Produtos - psndesign

4. Palavras ou números

A variedade na linha desse exemplo a seguir são demonstradas através de uma combinação de elementos. A numeração e o nome dos sabores se complementam com as variações de cores do próprio produto, tornando mais fácil a identificação da linha. Mas atenção: palavras e números são a última coisa que os consumidores olham numa embalagem. Use esse recurso sempre em conjunto com outros atributos como cores, forma ou imagem.

É importante definir claramente a hierarquia das informações. Pense nisso como uma técnica de organização que permite que produtos semelhantes fiquem um ao lado do outro na prateleira e ainda comuniquem claramente sobre suas características únicas. Ao destacar especificações, sabores, ingredientes, números de modelo ou o que quer que a embalagem precise transmitir, você tornará mais fácil para o consumidor encontrar exatamente o que está procurando.

Criação de Rótulos para uma Linha de Produtos - psndesign

Depois de tudo isso…

Se o seu cliente decidir introduzir novos sabores na linha de produtos, isso não deverá ser um problema porque você planejou cuidadosamente os rótulos, antecipando lançamentos futuros.

Uma linha de produtos com um design bem definido ajuda o consumidor a escolher o produto certo, em um piscar de olhos.


Fontes:

  1. Livro Design de Embalagem: 100 Fundamentos de Projeto e Aplicação – Sarah Roncarelli e Candace Ellicott;
  2. Learning Package Design – Gerardo Herrera.

Até a próxima,

Priscylla | PSNDesign
Designer de Marcas e Embalagens
Siga-me no Instagram