cor violeta

Um estudo sobre a cor violeta

Neste post vamos falar sobre a cor violeta e analisar quais são as aplicações mais recomendadas para esta cor no mundo publicitário. Vamos lá?

A cor violeta é uma cor entre o roxo e o magenta. Lembre-se: violeta não é magenta nem púrpura. Essa dúvida por vezes percorre os meios de trabalho.

cor violeta

Designers usam essa cor para criar uma sensação de drama que pode ser perdida com uma cor roxa.

A tinta violeta é sensível à luz UV e geralmente é a primeira cor a desbotar para azul quando exposta à luz solar. Como uma cor intermediária, é importante monitorar o processo de impressão e confirmar se a cor correta está sendo impressa. Uma ligeira adição de ciano irá criar roxo.

As associações com a cor violeta mais comuns são: enterro, alquimia, engano, miséria, calma, dignidade, controle, violência, agressão, furto, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo, imoralidade.

psicologia das cores produtos de beleza

A violeta é, por vezes, considerada a cor da vaidade. Hoje a vaidade é pouca vista como pecado, portanto explorar a vaidade através da cor pode ser uma forma de atrair consumidores que se atraem por ideias de poder, luxo, e extravagância. É comum encontrar produtos e embalagens de produtos de beleza com essa cor principalmente para o público feminino. Qual mulher não quer se sentir bonita e poderosa?

Gama de cores

cor violeta
cor violeta

Significados culturais

As religiões orientais equiparam o violeta com o chakra da coroa, a conexão com um poder superior. Cleópatra usava violeta como a cor imperial oficial. Os japoneses usam essa cor para comunicar riqueza e poder. Já na cultura ocidental, o violeta é considerado uma cor feminina, referindo-se ao nome de uma menina.

No simbolismo cristão, a violeta é a cor da humildade. Entretanto a significação eclesiástica do violeta entra em contradição com o efeito do violeta profano.

Variações da cor Violeta e seus significados

O lavanda é uma mistura de azul com roxo que transmite calma, contemplação, silêncio e espiritualidade. Sua aplicação minimiza atividades elevadas e situações estressantes por meio da criação de espaços espirituais especiais. Indicado para dormitórios, espaços de meditação e não recomendados para escritórios ou áreas de trabalho, pois o lavanda tem propriedades que acalmam, não que energizam.

Violeta representa criatividade e, em tons mais claros, também simboliza a calma.

As cores violeta e lilás trazem paz de espírito, sossego e tranquilidade. Em tons mais rosados incentivam o romance e em tons mais azulados estimulam a espiritualidade. As tonalidades são indicadas para ambientes que demandam purificação de energias, como espaços de saúde e dormitórios, transformando as negativas em positivas e acalmando a mente e o coração. Seu uso é moderado para que não provoque ansiedade e depressão.

Referências:


Até a próxima,

Priscylla | PSNDesign
Designer Freelancer Home-Office
Siga-me no Instagram