Design para palhaçaria feminina

Conheça a peça

Palhaçaria feminina: uma peça de Shakespeare interpretado por uma palhaça.

palhaçaria - psndesign

Uma palhaça apaixonada por dramas monta em uma peça solo uma das histórias mais sangrentas de Shakespeare, a Lady Macbeth. Durante o percurso dessa criação, a palhaça Tinoca se depara com inúmeras dificuldades, mas sempre tenta manter seu equilíbrio. Até que ela se deixa dominar pelo poder de Macbeth e fica à beira da loucura.

A palhaça se vê então dominada pelo poder da personagem e toda a violência que representa. É que ela recorre à força feminina e ao próprio poder de transformação de Deslady, para equilibrar a energia da Lady. Lady Macbeth é uma das mais marcantes personagens femininas da dramaturgia, uma mulher poderosa e visceral, usada aqui para discutir padrões violentos e modos de existir opressivos. A peça ainda discute padrões culturais negativos que perpetuam a violência, temas que ajudam a debater ainda mais sobre a palhaçaria feminina.

 


Uma das peças mais marcantes de William Shakespeare, Macbeth, é revisitada pela palhaça Tinoca no espetáculo “Deslady”. Em um solo, a atriz Nathalia Luiz (que vive Tinoca) discute padrões como o machismo, poder e violência.


 

Sobre o processo criativo

O processo de criação Deslady foi intenso, mais de 20 mulheres na produção com um único objetivo: dar vida a um novo personagem.

Normalmente o processo de desenvolvimento de um novo personagem demora meses e envolve muita pesquisa e estudo. O maior desafio foi conseguir entender a essência da peça antes mesmo de tudo ficar pronto.

Aos poucos fomos entendendo que Deslady era uma personagem carregada de memórias antigas e clássicas, uma peça marcante e sangrenta.

Fazer parte de todo esse processo criativo foi muito enriquecedor.

 

palhaçaria - psndesign
palhaçaria
palhaçaria - psndesign
palhaçaria - psndesign
palhaçaria - psndesign

Projeto realizado para Cia dos Palhaços.

Até a próxima,

Priscylla | PSNDesign

 

Deixe seu Comentário